- Quando a perda de memória é preocupante? - 28 de abril de 2025
- INSÔNIA E TRAÇOS DE PERSONALIDADE - 28 de abril de 2025
- DISPONIBILIDADE EMOCIONAL - 11 de abril de 2025
Os transtornos dissociativos, também conhecidos como transtornos de conversão, manifestam-se pela perda parcial ou completa das funcionamento da integração das lembranças, consciência, identidade, sensações imediatas e do controle dos movimentos corporais. Esses transtornos podem emergir após um evento traumático e, geralmente, desaparecem ao longo de algumas semanas ou meses. Há diferentes tipos de transtornos dissociativos, classificados em 10 subcategorias, as quais serão detalhadas a seguir:
- Amnésia dissociativa: Caracteriza-se por uma perda significativa e inexplicável de memória, geralmente associada a um evento traumático específico impactante, como acidentes, testemunhar atos de extrema violência ou enfrentar perdas trágicas, sendo mais comum que seja parcial e seletiva.
- Estupor dissociativo: Caracterizado por uma variedade de sintomas físicos sem explicação médica adequada, incluindo a ausência de movimentos voluntários e comprometimento da reação a estímulos externos, como luz, ruído e tato.
- Estados de transe e possessão: Caracterizados por uma perda transitória da consciência da própria identidade.
- Transtornos dissociativos do movimento: Caracterizados por movimentos anormais do corpo, como tremores ou tiques, sem uma causa neurológica identificável.
- Convulsões dissociativas: Os movimentos observados durante as convulsões dissociativas podem assemelhar-se aos observados durante crises epiléticas. A consciência está preservada ou substituída por um estado de estupor ou transe.
- Anestesia e perda sensorial dissociativas: Pode ocorrer uma perda de um tipo de sensibilidade, não correspondendo a nenhuma lesão neurológica conhecida, com a conservação de outras sensibilidades. A perda de sensibilidade pode ser acompanhada de parestesias.
- Transtorno dissociativo misto: Quando um indivíduo apresenta sintomas que se enquadram em mais de uma subcategoria dos transtornos dissociativos.
- Outros transtornos dissociativos: Confusão psicogênica, estado crepuscular psicogênico, personalidade múltipla, síndrome de Ganser.
- Transtorno dissociativo não especificado.
- Transtornos de sintomas somáticos (somatoformes): referem-se a condições em que os sintomas físicos são apresentados sem uma causa médica identificável. Esses sintomas frequentemente causam angústia significativa e interferem nas atividades diárias e na qualidade de vida.
A causa dos transtornos dissociativos está frequentemente associada a experiências traumáticas. O mecanismo de defesa da mente cria essa separação como estratégia de defesa para ajudar o indivíduo a lidar com o evento traumático. Importa salientar que esses transtornos são complexos e requerem avaliação e tratamento adequados por profissionais de saúde mental. O suporte psicoterapêutico e a compreensão do paciente em relação aos seus sintomas são fundamentais para a recuperação e a gestão do quadro clínico.
Referencias
WELLS, R. H. C. et al. CID-10: classificação estatística internacional de doenças e problemas relacionados à saúde.São Paulo: EDUSP. 2011.
COTRIK, E. M.; DOURADO JUNIOR, J. B.; REPSOLD, P. R. Transtorno dissociativo de identidade. Publicações ABP documentos e vídeos = ABP Publications documents and videos, Rio de Janeiro, v. 10, 2023. DOI: 10.25118/issn.2965-1832.2023.1038.
Deixe seu comentário