Autor: Sabrina Sasso Nobre
Últimos posts por Autor: Sabrina Sasso Nobre (exibir todos)

A Cognição refere-se aos processos mentais envolvidos na aquisição, processamento e armazenamento de informações. Isso inclui funções como percepção, memória, atenção, linguagem, resolução de problemas e tomada de decisões. Os Transtornos psiquiátricos, por sua vez, se referem a condições que afetam o humor, a sensopercepção, o pensamento e o comportamento. A correlação entre cognição e transtornos psiquiátricos é significativa, pois as patologias psiquiátricas podem causar déficits cognitivos, e esses déficits, por sua vez, podem exacerbar os sintomas.

O comprometimento da cognição por meio dos transtornos psiquiátricos afeta e impacta diretamente o funcionamento diário e a qualidade de vida do indivíduo. Para cada transtorno psiquiátrico, pode haver um comprometimento cognitivo diferente. Os domínios mais acometidos são chamados de domínios universais, são eles: atenção, memória e funções executivas. Em determinados casos, há o comprometimento de funções específicas, como linguagem e percepção visual e auditiva, entre outros. A seguir, serão apresentados alguns transtornos psiquiátricos e os déficits cognitivos mais comuns.

Depressão

Declínios Cognitivos: funcionamento da atenção, aprendizado, memória, velocidade de processamento e funções executivas.

Exemplo: uma pessoa com depressão pode ter dificuldades em se concentrar em tarefas diárias simples, como ler um livro ou seguir uma receita, frequentemente relatando uma sensação de “nevoeiro mental”. Além disso, pode haver esquecimentos frequentes e dificuldade em tomar decisões, o que piora os sintomas depressivos, levando a sentimentos de desesperança e baixa autoestima.

Transtorno Afetivo Bipolar

Declínios Cognitivos: durante episódios maníacos/hipomaniacos, pode haver hiperatividade e dificuldade de concentração; durante episódios depressivos, problemas semelhantes aos da depressão unipolar.

Exemplo: durante uma fase maníaca/hipomaníaca, uma pessoa com transtorno afetivo bipolar pode iniciar vários projetos ao mesmo tempo, sem conseguir completar nenhum deles devido à incapacidade de se concentrar. Durante episódios depressivos, a mesma pessoa pode experimentar dificuldade extrema em lembrar compromissos ou tarefas, exacerbando os problemas cognitivos e tornando a vida diária e o funcionamento ocupacional mais desafiadores.

Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT)

Declínios Cognitivos: comprometimento do funcionamento da memória e atenção, muitas vezes relacionados a flashbacks e hipervigilância.

Exemplo: um sobrevivente de guerra, por exemplo, pode ter dificuldades em lembrar eventos recentes ou manter a concentração devido a flashbacks intrusivos de experiências traumáticas. Esta hipervigilância constante pode levar a uma ansiedade crônica, dificultando a recuperação e a realização de atividades cotidianas.

Esquizofrenia

Declínios Cognitivos: problemas graves de atenção, memória de trabalho, função executiva e processamento de informações.

Exemplo: uma pessoa com esquizofrenia pode ter dificuldades em seguir instruções simples, lembrar de informações necessárias para o trabalho ou gerenciar tarefas diárias como pagar contas. Esses déficits cognitivos são um dos principais fatores de incapacidade na esquizofrenia, frequentemente persistindo mesmo quando os sintomas psicóticos estão sob controle.

É relevante levarmos em consideração que há mecanismos biológicos e neuropsicológicos envolvidos nos transtornos psiquiátricos, além de fatores genéticos e ambientais. Por exemplo, anormalidades na estrutura e função cerebral, como disfunção do hipocampo (associada à memória) ou do córtex pré-frontal (associado a funções executivas), podem contribuir para déficits cognitivos.

O neuroreabilitação das funções cognitivas se torna fundamental para a qualidade de vida dos indivíduos acometidos por patologias psiquiátricas. Intervenções multidisciplinares podem incluir terapias cognitivas, reabilitação neuropsicológica e tratamentos farmacológicos.

Referências:

Alvares, Fabricia. Manual de estratégias de reabilitação neuropsicológica para atenção, memória e funções executivas. Editora Artesã.