- Quando a perda de memória é preocupante? - 28 de abril de 2025
- INSÔNIA E TRAÇOS DE PERSONALIDADE - 28 de abril de 2025
- DISPONIBILIDADE EMOCIONAL - 11 de abril de 2025
O Transtorno de Personalidade Boderline-TPB ocorre em 1 a 1.5% da população em geral e é caracterizado por instabilidade e disfunção em áreas afetivas, comportamentais e interpessoais, ou seja, pode ser considerado um transtorno generalizado da desregulação das emoções. Indivíduos diagnosticados com esse transtorno geralmente apresentam relações e humor muito instáveis, são explosivos, tem sérios problemas de identidade e sentimentos intensos de vazio e aborrecimento crônico. Expressam considerável sofrimento sobretudo quando decepcionados por uma pessoa significativa.
Exemplo: Quando indivíduos Borderline percebem que são cuidados ou protegidos por outras pessoas, os aspectos depressivos são mais evidentes, quando ocorre a ameaça de perder esse relacionamento, a imagem da pessoa é desvalorizada e passa a ser denominada como um “perseguidor cruel”, essa mudança que o indivíduo vivencia é denominada “cisão”. A separação vivenciada pelo sujeito Borderline provoca medo e insegurança, fazendo com que esse reaja com acusações, irritabilidade, comportamentos autodestrutivos e impulsivos.
Os indivíduos com características Boderline apresentam as seguintes características: instabilidade emocional intensa, relacionamentos intensos, porém, instáveis, sentimento crônico de vazio, esforço excessivo para evitar o abandono, dificuldades com a autoimagem, autolesão, comportamento suicida, impulsividade, busca de atenção excessiva e necessidade de admiração.
Estudos de neuroimagem mostraram alterações nos volumes do lobo frontal, orbito frontal, metabolismo alterado em regiões pré-frontais e falha na ativação dessas regiões sob estresse.
Intervenções psicoterapêuticas que englobem regulação emocional, sistemas interpessoais e abordagens cognitivo- comportamentais em um todo coerente, quando aplicadas em sujeitos com características Borderline, colaboram para a remissão do quadro sintomático.
fotografia: canva
HALES, Robert; YUDOFSKY, Stuart; GABBARD, Glen. Tratado de Psiquiatria Clínica 5º edição. Brasil: Editora Artmed, 2012.
DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais 2º edição. Brasil: Editora Artmed, 2018.
HERMETO, Clara; MARTINS, Ana. O livro da Psicologia 2º edição. São Paulo: Editora Globo Livros, 2016.
Deixe seu comentário