Autor: Sabrina Sasso Nobre
Últimos posts por Autor: Sabrina Sasso Nobre (exibir todos)

Mindfulness pode ser traduzido como atenção plena, tem sua origem no budismo e tem como principal característica você sustentar atenção no momento presente, ou seja, não estar com seus processos atencionais no futuro ou passado, mas sim, no aqui agora, é estar conectado com a experiência presente e não absorvida por ela, esta conexão também inclui a percepção do seu entorno, emoções e sensações.

Essa prática se mostra uma das mais eficazes para a melhora de sintomas em níveis de regulação emocional, reduzindo ansiedade ou tristeza, incluindo redução do cortisol e frequência cardíaca. A prática do Mindfulness está diretamente ligada com a melhora de transtornos como depressão, transtorno de ansiedade generalizada, vícios e melhora nos processos atencionais.

Atualmente existem intervenções estruturadas e fundamentadas em Mindfulness para tratar uma ampla variedade de transtornos mentais e físicos, muitos ensaios clínicos mostram fortes evidências dessa técnica. O Mindfulness pode contribuir para mudanças no funcionamento emocional e cognitivo, porém, requer prática para ser mantido, a intenção e a persistência têm que ser fundamentais, pois, a longo prazo, melhora a memória, consciência corporal, capacidade de resiliência e colabora para a diminuição de alterações emocionais relacionadas a estímulos desagradáveis.

Na psicoterapia o Mindfulness pode ser visto como uma ferramenta que colabora na melhora do funcionamento cognitivo e emocional, por meio de uma relação plena, receptiva e compassiva com as dificuldades diárias, ajudando a tratar uma ampla variedade de transtornos, desde psicose ao manejo de estresse no local de trabalho.

TÉCNICA DE MINDFULNESS
As técnicas do Mindfulness consistem em aprender a focar a atenção em um objeto, seja a respiração, sons ou sensações corporais. Provavelmente sua atenção será desviada várias vezes, mas, cabe a você, fazer com que ela retorne ao estado em que estava. O Mindfulness trata-se de encontrar novas formas de se relacionar com nossas dificuldades e nossa mente.
Na publicação de hoje, você irá aprender uma técnica de Mindfulness, a prática descrita a seguir é uma das mais simples, pois, envolve o treinamento da atenção, um dos principais componentes do Mindfulness.

• Sente-se confortavelmente encontrando uma posição em que se sinta acomodado, os olhos podem estar abertos ou suavemente fechados.
• Sinta a cadeira/cama em que está sentado, e preste atenção nos sons a sua volta, apenas escute.
• Permita-se escutar com todo o seu ser. Perceba os sons a sua frente, atrás, sobre e abaixo de você, apenas receba os sons.
• Deixe que os sons surjam e passem, não é necessário tentar entender o som, deixe-os ir e vir, deixe sua mente esvaziar e não se preocupe com nada, apenas escute os sons no momento presente, (se a atenção for desviada, tente se concentrar para retornar).

Germer, C; Siegel, R; Fulton, P. Mindfulness e psicoterapia. Porto Alegre: Artmed, 2016.

Tang, Y; Holzel, B; Posner, M. The neuroscience of mindfulness meditation. Nat Rev Neurosci 16, 213–225 (2015). Disponível em: https://doi.org/10.1038/nrn3916.