Autor: Sabrina Sasso Nobre
Últimos posts por Autor: Sabrina Sasso Nobre (exibir todos)

O Transtorno Bipolar apresenta diversos sintomas que podem ser prejudiciais para a qualidade de vida do indivíduo, alguns deles incluem: raiva; irritabilidade; distração; impulsividade; instabilidade afetiva; ansiedade; desorganização cognitiva; depressão e psicose (paranoia). O tratamento para o transtorno bipolar inclui a prevenção de episódios como hipomania, mania e depressão, redução de sintomas depressivos, normalização de padrões de sono, melhora e preservação da função cognitiva e redução da tendência suicida.

Um dos sintomas que pode estar presente no TB pode ser a paranoia, ela se caracteriza por um sentimento de que você está de alguma forma, sob ameaça, mesmo que não existam provas de que isso está acontecendo, como por exemplo, achar que alguma pessoa está te seguindo, mesmo que não tenha evidências do evento. A pessoa com sintomas de paranoia é desconfiada de diversas situações sem motivo aparente, porém, o indivíduo cometido por este sintoma, tem plena convicção de que é real.

Indivíduos que sofrem com o transtorno bipolar e evoluem para um quadro de paranoia, podem estar vivenciando um episódio de mania ou depressão. Segundo o DSM-5 os delírios e alucinações podem estar presentes em qualquer momento dos episódios.

É importante nesses casos, um diagnóstico diferencial caso haja algum sintoma de paranoia, pois, ela não é um sintoma exclusivo da bipolaridade, e sim, pode estar associada a outras transtornos, é importante procurar ajuda assim que o sintoma for percebido por você ou algum familiar/amigo, o tratamento é feito de forma multidisciplinar para o indivíduo ter uma vida mais funcional.

Santos, João Vitor. O que é Paranoia? Disponível em: https://www.psymeetsocial.com/blog/artigos/o-que-e-paranoia. 2021.

Equipe ABRATA. Três sintomas de transtorno bipolar sobre os quais ninguém quer falar. Disponível em: https://www.abrata.org.br/tres-sintomas-de-transtorno-bipolar-sobre-os-quais-ninguem-quer-falar/. 2017.

Manual Diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. Porto Alegre: Artmed, 2014.