Autor: Sabrina Sasso Nobre
Últimos posts por Autor: Sabrina Sasso Nobre (exibir todos)

O sonilóquio é um tipo de parassonia. A parassonia como relatado anteriormente em outras publicações, consiste em fenômenos motores, autonômicos ou experiências indesejáveis que ocorrem no sono. O sonilóquio é um comportamento anormal que ocorre durante o sono, a pessoa que sofre com isso tem o hábito de falar enquanto dorme, independente da fase do sono em que a pessoa se encontra, sono REM ou N-REM, isso pode ocorrer tanto em crianças como em adultos.
Durante o sono, a pessoa pode emitir uma fala ou outro som, sem que exista lógica alguma. As características podem variar desde sons dos quais não se pode entender, palavras isoladas, frases incoerentes, até o enunciar claro de sentenças. Geralmente dura um minuto e pode ocorrer várias vezes ou não ao decorrer da noite.
A ocorrência de sonilóquio é muito comum e geralmente não é um problema clínico, no entanto, pode indicar um distúrbio do sono ou um problema de saúde mais significativo, como por exemplo um distúrbio de saúde mental, portanto é importante a investigação e a construção de um diagnóstico diferencial.
Ainda não é possível afirmar a causa deste distúrbio, há muitas investigações em curso e muita discussão técnica, no entanto, é possível observar nos resultados de algumas pesquisas que falar durante o sono pode estar associado à falta de sono, e o que costuma gerar a falta de sono são ambientes com muitos estímulos: temperatura do ambiente inadequada, luz, uso de telas antes de dormir etc. Sendo assim, é fundamental a higiene de sono para paciente que apresentam sintomas que sugerem sonilóquio.

REFERENCIAS:

NUNES, M. L. Distúrbios do sono. Jornal de Pediatria, v. 78, p. S63–S72, jul. 2002.
INSTITUTO DO SONO. Parassonias. https://www.institutodosonobrasil.com.br/blog-visualizar/MTI0