Autor: Sabrina Sasso Nobre
Últimos posts por Autor: Sabrina Sasso Nobre (exibir todos)

A Tanologia se refere ao estudo científico da morte, ou seja, os aspectos, mecanismos e processos da morte e do morrer, suicídio, luto e violências.

A morte é um fenômeno natural, inerente à condição humana, no entanto, muitos de nós tememos o momento em que isso pode ocorrer. A maneira como o ser humano lida com a morte é objeto de estudo de inúmeros investigadores, Kübler- Ross (2017), por exemplo, em seu livro “Sobre a morte e o morrer: o que os doentes terminais têm para ensinar a médicos, enfermeiras, religiosos e aos próprios parentes.”, sistematizou em cinco estágios o processo de morrer: negação e isolamento, raiva, barganha, depressão e por fim a aceitação.

O tópico morte frequentemente é abordado no setting psicoterapêutico, pois ela está frequentemente presente na vida das pessoas: através de autolesão com ou sem intensão suicida, através do medo de morrer, pela perda de um ente querido, devido a vivência comunitária de uma catástrofe, através do sintoma de ideação suicida etc.

A ideação suicida é um sintoma presente na prática clínica e requer muita atenção, pois, o suicídio é um grave problema de saúde púbica, segundo a OMS (2019) cerca de 800 mil pessoas perdem suas vidas por suicídio. O suicídio gera um impacto significativo nos que são afetados pela perda (luto por suicídio), ele apresenta um rompimento drástico e repentino das relações.

No luto por suicídio, o indivíduo vivencia a perda de uma pessoa querida, que optou, por interromper a própria vida. Experimentar a perda de um ente querido, por meio de uma morte que não é considerada natural, pode ter um impacto peculiar na vida das pessoas, além disso, falar sobre suicídio ainda pode ser considerado um tabu social, o que dificulta a elaboração do luto.

No que tange à promoção de saúde mental, a posvenção pode ser uma estratégia efetiva na prevenção de comportamento suicida e elaboração do luto por suicídio, pois, ela busca intervir através do cuidado emocional, prevenção de possíveis complicações do processo de luto e à promoção de saúde mental.

A posvenção é realizada através da intervenção multidisciplinar na comunidade, ela tem como objetivo apoiar os enlutados, intervir na comunidade e estimular a comunicação e integração com os serviços comunitários além de diminuir o risco de novos suicídios.

Existem diferentes formas de abordar e trabalhar o processo de luto, o profissional que trabalha nessa área deve levar em conta que o processo de luto é único e singular.

Gorayeb, Ricardo; Miyazaki, Cristina; Maycoln, Teodoro. Programa de Atualização em Psicologia Clínica e da Saúde. Porto Alegre: Artmed Panamericana, 2022.

World Health Organization. (2019). Suicide in the world: global health estimates.