- Quando a perda de memória é preocupante? - 28 de abril de 2025
- INSÔNIA E TRAÇOS DE PERSONALIDADE - 28 de abril de 2025
- DISPONIBILIDADE EMOCIONAL - 11 de abril de 2025
O termo narcisista pode ser referir ao amor-próprio excessivamente exagerado. É uma condição mental onde o individuo possui uma autopercepção exagerada e valoriza de maneira excessiva a sua própria importância; tratam-se de pessoas que necessitam que os outros os admirem, lê deem atenção, normalmente estabelecem relações conturbadas e apresentam dificuldade empática para com os outros indivíduos.
Pessoas que sofrem desse transtorno geralmente apresentam como sintomas dificuldade para regular a autoestima, fantasias de grande sucesso, necessidade de admiração excessiva, esperam ser reconhecidos como superiores, se acham exclusivamente especiais e únicos, exploram as pessoas a fim de obter sucesso pessoal, não sentem empatia por outras pessoas, sentem inveja pelo sucesso dos outros e são caracterizados como arrogantes.
O transtorno de personalidade narcisista é relativamente raro, tendo prevalência de apenas 0,5% da população; sujeitos que sofrem do transtorno evitam ao máximo situações que possam prejudicar sua autoestima, caso isso aconteça, tronam-se agressivos e enraivecidos. Desejam estar associados a pessoas, grupos e instituições que afirmem seu senso de superioridade.
O tratamento psicológico para esse transtorno se mostra eficaz e produtivo, sendo também, relativamente longo.
HALES, Robert; YUDOFSKY, Stuart; GABBARD, Glen. Tratado de Psiquiatria Clínica – 5º edição. Porto Alegre: Artmed, 2012.
DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos mentais – 2º edição. Porto Alegre: Artmed, 2000.
Imagem: Canva
Deixe seu comentário