Autor: Sabrina Sasso Nobre
Últimos posts por Autor: Sabrina Sasso Nobre (exibir todos)

O transtorno disfórico pré-menstrual se refere à uma comorbidade que apresenta sintomas semelhantes ao que muitas mulheres sentem antes de entrar no período menstrual, porém, de forma muito mais intensa. Pessoas acometidas, podem apresentar os sintomas na semana que antecede a menstruação, durante o período menstrual os sintomas vão diminuindo e após, espera-se que todos ou quase todos os sintomas tenham já desaparecidos.

A prevalência desse transtorno está entre 1,8% e 5,8% das mulheres que menstruam, sendo os fatores de risco tanto ambientais como genéticos. Alguns sintomas incluem mudanças de humor; irritabilidade acentuada; humor deprimido acentuado; ansiedade acentuada; dificuldade de concentração; desinteresse por atividades diárias; insônia ou hipersonia; fadiga etc. Lembrando que os sintomas devem apresentar um sofrimento clinicamente significativo no paciente, causando um prejuízo funcional e profissional durante o período.

O diagnóstico deve ser feito cuidadosamente e não deve ser confundido com outros quadros, como o transtorno depressivo, que apresenta sintomas semelhantes. A principal diferença desse para outros transtornos é o seu período assintomático logo após o período menstrual. É importante ressaltar, que para a construção de uma hipótese diagnóstica de TDPM, os sintomas devem interferir de maneira significativa na vida da pessoa acometida pelo transtorno, afetando sua qualidade de vida.

Referencias:

Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais – DSM 5. Porto Alegre: Artmed, 2014.

Valadares, G. C., Ferreira, L. V., Correa Filho, H., & Romano-Silva, M. A. Transtorno disfórico pré-menstrual revisão: conceito, história, epidemiologia e etiologia. Archives of Clinical Psychiatry (são Paulo), 2006. https://doi.org/10.1590/S0101-60832006000300001