Autor: Sabrina Sasso Nobre
Últimos posts por Autor: Sabrina Sasso Nobre (exibir todos)

Trauma se refere a lesões causadas por um evento. Ao falarmos de trauma psicológico nos referimos a uma resposta emocional a danos na memória ou na identidade de uma pessoa, esses danos podem ser gerados por um evento impactante/intenso. Desde está perspectiva podemos visualizar a mente ou a psique como podendo ser ferida, danificada em sua composição, e a dor sentida pode gerar uma experiência traumática, no entanto, a dor é interpretada e vivenciada de maneira única e singular por cada indivíduo. A peculiaridade de cada ser humano possibilita que cada um seja um agente ativo ao experimentar os eventos durante sua trajetória de vida; a maioria das pessoas possuem recursos cognitivos, emocionais e comportamentais para lidar com as adversidades, e assim, conseguir desenvolver a capacidade de resistir, confrontar, superar, ressignificar e reconstruir os evento vivenciados.
Para ajudar uma pessoa a ressignificar as memórias estabelecidas pelo evento que gerou o trauma, a construção de novas narrativas sobre os eventos pode ser uma possível alternativa,pois ajuda a trabalhar a reconceitualização do eu e do mundo. A narrativa pessoal é fundamental para o enfrentamento do evento traumático.
A experiência traumática se baseia na validação ou invalidação de nossas suposições/teorias; é um processo pessoal e íntimo; não é algo sobre o que temos controle; ela pode ser enfrentada por meio de afirmações ou reconstruções do nosso mundo pessoal; todos temos nossa própria identidade antes da experiência traumática; todos os sentimentos tem significado.

Cruz Villalobos, L. (2014). Hermenéuticas del Trauma. Disponible en https://repositorio.uchile.cl/handle/2250/137165