Autor: Sabrina Sasso Nobre
Últimos posts por Autor: Sabrina Sasso Nobre (exibir todos)

Indivíduos acometidos pelo transtorno de personalidade borderline enfrentam grandes desafios ao estabelecer e manter relações interpessoais. Eles exibem comportamentos impulsivos, autodestrutivos, raiva intensa e inadequada, ideias paranoides e/ou dissociativas, além de uma autoimagem instável e um medo intenso de abandono. Este transtorno não apenas gera alterações emocionais e comportamentais, mas também pode impactar significativamente o desempenho em funções cognitivas.

Os sintomas característicos do transtorno incluem mudanças de humor acentuadas, instabilidade em relações afetivas, sentimentos persistentes de abandono e vazio. Com frequência, os pacientes afetados por este transtornoapresentam alterações cognitivas, estruturais e de funcionamento. As disfunções neuropsicológicas mais comuns abrangem o comprometimento do funcionamento adaptativo, da memória, da hierarquia atencional, da tomada de decisão, dos processos autorreferenciais, das respostas ao estresse, da aprendizagem e, sobretudo, da função executiva.

As disfunções nas bases neuropsicológicas estão especialmente relacionadas a alterações na memória de trabalho e nas funções executivas. Em relação às funções executivas, observam-se déficits nas capacidades de controle inibitório, regulação emocional, planejamento, atenção sustentada, memória de trabalho e na tomada de decisão. Dentre as diversas alterações cognitivas que se manifestam neste quadro clinico, o funcionamento atencional e mnêmico destacam-se pela amplitude de disfunções e de impactando no funcionamento da maioria dos pacientes.

A avaliação neuropsicológica tem como objetivo construir uma hipótese diagnóstica que possa contribuir para o desenvolvimento de um plano terapêutico mais eficaz que englobe um trabalho multidisciplinar.

Referencia:

Dornelles, Vinicius; Alano, Diego. Transtorno de Personalidade Borderline: da etiologia ao tratamento. Novo Hamburgo: sinopsys, 2021.

Nascimento, R. B.., Cerqueira, G. de L., & Araujo Filho, E. S. (2021). características e alterações neuropsicológicas no transtorno de personalidade borderline: uma revisão da literatura. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(4), 322–347. https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.968