Autor: Sabrina Sasso Nobre
Últimos posts por Autor: Sabrina Sasso Nobre (exibir todos)

Direcionar a atenção para algo significa concentrar-se em determinados elementos, ignorando outros ao nosso redor. A atenção, nesse contexto, opera como um filtro, priorizando certos elementos e excluindo outros do nosso campo de visão. Este processo é conhecido como platô atencional, abrangendo o período em que conseguimos empregar eficientemente nossos recursos atencionais.

Ao focarmos nossa atenção em um ponto específico e sustentá-la, alcançamos um platô atencional que perdura por um tempo determinado, variando de indivíduo para indivíduo de acordo com o funcionamento da hierarquia atencional de cada um. Após essa fase de sustentação, ocorre uma queda gradual na capacidade de sustentação daatenção. Portanto, é recomendável fazer pausas durante estudos ou trabalhos para evitar uma queda abrupta no platô. Em indivíduos com comprometimento atencional, esse platô tende a ser mais curto, resultando em quedas frequentes da sustentação da atenção e exigindo um esforço cognitivo considerável para retomar o foco. Esse processo consome muita energia com pouco retorno; os mecanismo atencionais lutam para se sustentar e ficam fadigados.

A técnica de desenvolvimento do platô atencional envolve estratégias de autocontrole e suportes ambientais. As estratégias de autocontrole e suporte ambiental, que incluem o controle de tarefas e modificações no ambiente, auxiliam o indivíduo a manter o foco em uma atividade. O objetivo é controlar e gerenciar os componentes da reabilitação, modificando a maneira como são executados e demandando um processo de automonitoramento.

Em casos de problemas atencionais, é essencial procurar ajuda especializada para minimizar as dificuldades. Se você perceber alguma alteração em sua hierarquia atencional, busque assistência profissional. Indivíduos com comprometimento atencional frequentemente apresentam sintomas de fadiga, extenuação cognitiva e prejuízo significativo no desempenho de tarefas que exigem esforço cognitivo. As intervenções direcionadas à atenção devem abranger não apenas o treinamento com diferentes modalidades de estímulo e complexidade, mas também atividades funcionais.

Referencias:

Loschiavo Alvares, Fabrícia quintão Manual de estratégias de reabilitação neuropsicológica para atenção, memória e funções executivas. Belo horizonte: artesã, 2021.