Autor: Sabrina Sasso Nobre
Últimos posts por Autor: Sabrina Sasso Nobre (exibir todos)

O Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) se caracteriza por compulsões e obsessões recorrentes que prejudicam a vida cotidiana.  As obsessões podem se manifestar através de pensamentos, imagens etc., que causam ansiedade, sofrimento e compulsões. As compulsões se referem a comportamentos repetitivos (de forma exagerada) e exercícios mentais sem sentido, que visam diminuir a aflição que o individuo está sentindo.

O TOC pode surgir na adolescência, mas, não raro, na infância, o desenvolvimento deste transtorno geralmente é gradual. Quando comportamentos de evitativos são adotados, com o objetivo de impedir o contato direto ou imaginário com objetos, locais, situações etc., o quadro clínico tende a piorar, já que, esta manifestação clínica do TOC compromete e\ou incapacita o individuo acometido por este transtorno. 

Pessoas que sofrem com o TOC apresentam rituais mentais e comportamentais, ou seja, pensar ou repetir o comportamento diversas vezes a fim de reduzir o sofrimento e gerar segurança. Geralmente quem apresenta esses rituais pode manifestar um medo intenso quando não realizam os rituais. Para um diagnóstico correto as compulsões e obsessões devem ter um impacto significativo na qualidade de vida da pessoa.

O TOC tende a ser crônico e seus sintomas podem ser de intensidade leve, mas em alguns casos são muito graves e até incapacitantes. Os sintomas podem aumentar e diminuir de intensidade ao longo do tempo, porém, se não tratado pode acompanhar o indivíduo ao longo de toda a sua vida, pois raramente melhora espontaneamente. A sintomatologia pode afetar a vida do individuo acometido, impactando nas relações interpessoais, funcionamento laboral e relações amorosas. 

Sintomas do TOC: 

  • Comportamentos repetitivos que a pessoa se sente compelida a executar;
  • As obsessões e/ou compulsões consomem um tempo razoável do dia do sujeito acometido;
  • Pensamentos, impulsos ou imagens recorrentes que são experimentados como intrusivos e\ou indesejado;
    O sujeito busca suprimir os pensamentos, impulsos e imagens utilizando outro pensamento ou ação, para assim aliviar o sofrimento;
  • As obsessões e/ou compulsões causam desconforto clinicamente significativo;
  • Os sintomas geram impacto importante na vida social, ocupacional, acadêmica, relações interpessoais etc.;
  • Os sintomas não são devido, a efeitos fisiológicos, causados pelo o uso de substâncias;
  • Os sintomas não são consequências de outras condições médicas; 

Barlow, David. Manual Clínico dos Transtornos Psicológicos: Tratamento passo a passo. Porto Alegre: Artmed, 2016.

First, Michael B.. Manual de diagnóstico diferencial do DSM-5 (p. 216). Edição do Kindle.