Autor: Sabrina Sasso Nobre
Últimos posts por Autor: Sabrina Sasso Nobre (exibir todos)

A tripofobia é caracterizada por uma aversão à orifícios, buracos pequenos em grandes quantidades ou padrões irregulares, geralmente em superfícies orgânicas. Estímulos visuais como bolhas de sabão, sementes de lótus também causam diversos sintomas às pessoas que sofrem dessa fobia. A tripofobia é um termo relativamente novo, ainda não está reconhecido nos manuais diagnósticos, porém, se popularizou entre as redes sociais nos últimos anos.

Pessoas que sofrem de tripofobia não respondem da mesma maneira aos estímulos, o que dificulta a definição dos critérios para sua identificação, entretanto, algumas relatam sintomas parecidos, como o medo desproporcional das imagens, conduzindo a um comportamento de esquiva e ansiedade antecipatória. Os sintomas mais relatados incluem náuseas, nojo, repulsa, medo e ansiedade frente a imagem/situação.

Marcon, Roberta; Reolon Giovana. TRIPOFOBIA: UM RELATO DE CASO DO TRATAMENTO DO MEDO DE BURACOS. rev. bras. de ter. comp. cogn., 2016, volume xviii no 2, 100-111. Disponível em: https://web.archive.org/web/20180514005645id_/http://www.usp.br/rbtcc/index.php/rbtcc/article/viewfile/886/482

Fonseca, João, et al. TRIPOFOBIA, UMA FOBIA POR CONTAR? A PROPÓSITO DE UM CASO CLÍNICO. revista portuguesa de pedopsiquiatria, 2020. nº 45.

Imagen: Canva