Autor: Sabrina Sasso Nobre
Últimos posts por Autor: Sabrina Sasso Nobre (exibir todos)

O perfeccionismo se refere a uma característica multidimensional da personalidade que abarca uma constante busca pela perfeição, levando o sujeito a uma avaliação muito crítica sobre o desempenho, fazendo com que tente atingir uma performance sem falhas (níveis altos para quaisquer atividades). O perfeccionismo está envolvido com motivação, comportamento, emoção e cognição.

 Pessoas que sofrem com o perfeccionismo acreditam que tem que agradar o outro constantemente, no sentido de que as pessoas esperam que ela seja um humano sem falhas e capaz de atender as expectativas dos outros a qualquer momento, de certo modo, esses sujeitos acreditam que corrigindo seus erros os outros irão aceitá-los reconhecendo suas habilidades e talentos. 

No perfeccionismo podemos encontrar…

•          Padrões altos de desempenho

•          Busca pela excelência 

•          Preocupação com possíveis erros/fracassos

•          Expectativas elevadas (discrepância constante entre o ponto almejado e o desejado)

•          Intolerância com o erro

•          Insegurança sobre as ações a serem tomadas. 

O perfeccionismo pode estar envolvido desde a capacidade da pessoa conseguir o corpo perfeito como também ter uma alimentação muito saudável, sucesso em relacionamentos etc. Sempre sem cometer erros. Pessoas perfeccionistas experimentam muito mais emoções negativas do que positivas, mesmo quando recebem um resultado bom de seu esforço, isso ocorre porque estão mais preocupados com o que o outro pode pensar e que esse pode rejeitá-lo.

Considerando os altos níveis de comorbidades entre os transtornos psicológicos, o diagnóstico diferencial é fundamental, para a construção de um plano de tratamento adequado a necessidade singular de cada sujeito, para que a mudança ocorra e o individuo consiga estabelecer uma vida funcional e alcançar o seu melhor nível possível nos âmbitos social, físico e psicológico. 

Referecia: Prognitiva: Programa de atualizaçao em terapia cognitiva comportamental: Ciclo 8/organizado pela federação brasileira de terapias cognitivas; Organizadores: Carmen Beatriz Neufeld, Eliane Mary de Oliveira Falcone, Bernard Range. Porto Alegre: Artmed pan-americana, 2021.